Eco-sustentabilidade

É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve

A eco sustentabilidade considerada como a política e estratégia de desenvolvimento económico e social, que não prejudica o meio ambiente e os recursos naturais, e que, de sua aplicação depende a continuidade da raça humana.

A nossa crescente preocupação com a qualidade ambiental tem-nos levado a procurar alternativas tecnológicas mais limpas e matérias-primas menos tóxicas, a fim de reduzir o impacto e a degradação ambiental.

A empresa tem investido em modificações do processo de produção, substituição de materiais, redução de resíduos e racionalização do consumo de recursos naturais.

A avaliação da qualidade e desempenho ambiental torna-se cada vez mais valiosa e importante, pois fornece bases para a formulação de políticas, planos e projectos que permitem o manejo dos riscos e impactos das actividades produtivas aumentando a ecoeficiência da empresa.

Em nome desta eco-sustentabilidade, na Herdade do Carvalhal, possuímos:

  • painéis fotovoltaicos, para produção de energia eléctrica colmatando as necessidades energéticas da propriedade. Os exedentes dessa produção são vendidos à rede pública.
  • uma produção integrada da vinha . Neste sistema produzem –se alimentos de alta qualidade utilizando os recursos naturais e mecanismos de regulação natural em substituição de factores de produção prejudiciais ao ambiente de modo assegurar uma agricultura viável.
  • um enrelvamento da entrelinha. Este método permite a redução da erosão, a redução do vigor das plantas. Com o corte da cobertura vegetal que fica no local existe um aumento da matéria orgânica, uma melhoria da estrutura do solo resultando numa maior capacidade de retenção de água no terreno.
  • uma deservagem térmica na linha das videiras, reduzindo a aplicação de herbicidas (produto químico para eliminação das infestantes). Para efeitos, recorre-se a um equipamento rebocável que produz uma fonte de calor que elimina os infestantes
  • um sistema de bombagem da rega constituído por um grupo de bombas inteligentes de modo a diminuir o consumo de electricidade. Estas bombas permitem uma gestão eficiente do seu rendimento através da sua utilização dependente do sector a regar
  • algumas construções implantaram-se abaixo do nível do solo permitindo assim reduzir as amplitudes térmicas a que os equipamentos e produtos estão expostos”
  • alguns veículos de apoio à empresa funcionam apenas a biodiesel
  • adega desenhada de modo a diminuir os custos energéticos quer da sua climatização quer do equipamento necessário ao seu funcionamento