"O vinho verde é único no mundo"
CVRVV
A frescura vibrante, a elegância e leveza, a expressão aromática e gustativa, com destaque para as suas notas frutadas e florais, são as características que definem e diferenciam o Vinho Verde.
Mas o grande aperfeiçoamento dos vinhos tem de se fazer na vinha com o equilíbrio perfeito dos compostos do vinho e dos aromas. O entendimento da viticultura aliada à enologia permitem a determinação dos momentos certos de cada etapa do processo por forma a desenvolver vinhos com aromas ricos, frutados e florais, dependendo das castas que lhes dão origem e harmoniosos, intensos e com evidência de uma grande frescura.
O rótulo do “Terras do Coucão” invoca a vinha de enforcado, típico da região dos vinhos verdes. Este tipo de condução da vinha tem proveniência no povo etrusco e foi trazido para a região pelo povo romano. A vinha é suportada por árvores normalmente choupos ou castanheiros. Para rentabilizar os terrenos estas árvores limitavam a parcela de terreno e eram em redor desta que se instalava a vinha. Posteriormente o agricultor e para rentabilizar esticou um arame de uma arvore à outra e dai estendeu as videiras. Mais tarde estendeu outro arame de forma a produzir mais. Hoje a vinha na exploração nada tem a ver com esta mas como junto à Quinta do Coucão passava o caminho romano que ligava Bracara Augusta (Braga) a Olissipo (Lisboa), foi uma forma de prestigiar aqueles que à milhares de anos instalaram na região a vinha.