História

“ Uma lenda, um vinho”

Em 1999, foi fundada a empresa unipessoal com o nome do proprietário e enólogo, Fernando Soares, com a aquisição da Herdade do Carvalhal, situada em Urra, Concelho de Portalegre com uma área total de 52 hectares.

Tem início a preparação do terreno com o apoio técnico de empresas especializadas no sector de construção. Inicia-se a plantação de vinha numa primeira fase. 

 A região vitivinícola de Portalegre, onde se encontra a Herdade do Carvalhal, localiza-se no Alto Alentejo e as suas referências históricas sobre a vinha e o vinho remontam aos princípios da nacionalidade.

Sob o ponto de vista climático e orográfico esta região é bem diferenciada das restantes zonas vitivinícolas do Alentejo; a Serra de São Mamede associada à cobertura agro-florestal confere-lhe um microclima específico e muito favorável à cultura da vinha. A denominação Portalegre aplica-se a vinhos tintos e brancos provenientes de vinhas instaladas em solos dominantemente de origem granítica e em algumas manchas de xistos e quartzitos. São, no entanto, os vinhos tintos que predominam nesta região. Obtidos a partir da vinificação das castas Aragonês, GrandNoir, Periquita e Trincadeira às quais se associam em menor proporção as castas Alicante Bouschet e Moreto. Os vinhos brancos são obtidos a partir das castas Arinto Galego, Roupeiro, Assario, Manteúdo e Fernão Pires

Três anos depois, a Herdade do Carvalhal lança a marca LYSIAS a partir das castas Trincadeira, Aragonês e AlicantBouchet exclusivamente de uvas da Herdade do Carvalhal.

Após um estudo das castas do Alentejo através de micro vinificações e comparações das mesmas castas entre regiões diferentes, verificou-se que as castas que melhores resultados mostraram foram o Aragonês, Trincadeira e o Alicante Bouschet.

A Herdade do Carvalhal tem uma área total de 52 hectares. Actualmente as castas tintas predominam em 100% da área plantada. Encontram-se plantados 42 hectares, dos quais 22ha com a casta Trincadeira, 15ha com a casta Aragonês e 5ha com a casta Alicante Bouschet. A restante área é ainda ocupada pela barragem de apoio ao sistema de rega e por zonas de pastagem.

O vinho Lysias é um vinho regional Alentejano, produzido unicamente com uvas da Herdade do Carvalhal.

O Lysias é produzido com uma rigorosa selecção de uvas das castas Trincadeira, Aragonês e AlicantBouchet. Na vinha fazemos um rigoroso controlo, reduzindo a quantidade de produção de modo a obter uvas da mais alta qualidade.

Em 2008, é constituída uma sociedade cuja denominação é Herdade do Carvalhal – Sociedade Vitivinícola de Portalegre, Unip., Lda cuja sede mantém-se em Portalegre mas com extensão de um armazém em Braga para apoia a rede de distribuição nacional a norte do país.